Cinco Dicas Infalíveis para trabalhar em casa
O trabalho sentado pode gerar diversos desconfortos, seja a curto ou a longo prazo. Pode gerar desde incômodos mais simples, como dores (principalmente nas costas, braços e ombros), cansaço demasiado, enxaqueca e queda de rendimento, até incômodos mais graves, como escoliose e hérnia de disco.
Com o trabalho em casa, a situação pode ainda se agravar, uma vez que o trabalhador fica mais relaxado, podendo trabalhar por mais tempo na mesma posição ou em locais não muito adequados.
Mas como podemos evitar todo esse prejuízo à saúde, mitigando o incômodo gerado de trabalhar horas sentado?
A ergonomia e a importância da postura no trabalho em casa ou serviço
Para evitar todo esse prejuízo, uma das principais saídas é prestar atenção à forma como você está trabalhando.
A postura inadequada é a principal responsável pelo surgimento de doenças ocupacionais como doença osteomuscular relacionada ao trabalho (DORT) e lesões por esforço repetitivo, além de poder causar lesões na região lombar, tendinite e deixar o trabalhador com hipercifose.
Você se identificou com essas dores apresentadas acima? Você pode estar se sentando por horas com a postura errada. A LAWFFICE trás algumas dicas para evitar que tenha dores nas costas e mais problemas ocasionados pela sua postura errada durante o trabalho sentado em homeoffice ou no seu trabalho.
1. Equilibre o peso do corpo
O trabalho em casa (homeoffice) pode fazer você ficar mais à vontade. Quando você senta de lado ou cruza as suas pernas, você pode sobrecarregar demais um dos quadris. O peso do corpo precisa ser distribuído de forma igual com a finalidade de não forçar nenhuma articulação mais do que outra.
2. Ângulos retos de braços e pernas
Os quadris e os joelhos devem ficar flexionados em ângulo reto, bem como os cotovelos com a mesa. Se não alcançar os pés no chão, use um apoio para os pés. Se sua mesa for muito baixa, use um apoio para a mesa. Ajuste no trabalho em casa ou no seu Escritório a sua mesa e cadeira para ficar com os ângulos retos. O fluxo sanguíneo aumenta e é distribuído igualmente pelo peso do corpo, evitando forçar desnecessariamente músculos e articulações.
3. Ombros sempre retos para trás
Os ombros devem ficar para trás, evitando que fiquem curvados para frente. No trabalho em casa ou até mesmo no Escritório, você não repara quào para frente estão seus ombros pelo foco despendido ao monitor. Você deve se policiar! Você evitará que seu pescoço seja forçado, evitando dores e tensões musculares.
4. Alinhe seu monitor com seus olhos
A sua coluna precisa sustentar sua cabeça, que com a gravidade pode pesar até cerca de 13 kg. Assim, o monitor deve ficar alinhado com seus olhos. Mantenha o centro do monitor na linha dos olhos. Assim evita-se pressões excessivas sobre discos intervertebrais, ligamentos e músculos.
5. Levante-se regularmente
O corpo não consegue ficar muito tempo na mesma posição mesmo com a postura correta. Assim, a cada 45 minutos, movimente-se e faça um alongamento. Com isso, a circulação sanguínea irá melhorar e você vai perceber que até as sua mente irá descansar para retornar renovado ao trabalho focado. Coloque um alarme para lembrá-lo. Se tiver no trabalho em casa, fique em um ambiente propício sem distrações para focar e descansar na hora certa.
A decisão é sua.
Se você continuar sentando com as costas arqueadas sem seguir essas dicas de ouro, além da grande indisposição no trabalho sentado já apresentada acima, os seus órgãos localizados na região abdominal ficarão mais comprimidos, exigindo que o seu coração e pulmões trabalhem mais, diminuindo sua qualidade de vida e sua produtividade, podendo até acarretar problemas a longo prazo.
Por outro lado, se você seguir essas dicas, além de evitar todos os problemas citados acima, você ficará com uma melhor digestão, respiração, evacuação, menos dor nas articulações e nos ligamentos. Vai verificar uma melhora na sua qualidade de vida e na sua produtividade, favorecendo ainda mais o seu bem-estar no trabalho.
Leave a Comments